1 de outubro de 2012

Atividade - Construindo 1m² - 4ª série C


Para iniciar esse nosso estudo, observamos panfletos de empreendimentos imobiliários e em roda discutimos as hipóteses sobre o que seria um metro quadrado e desta forma entender o seu conceito e utilização.

Descobrimos que o metro quadrado é uma medida de superfície e que sua notação matemática possui o expoente 2, que é lido “quadrado”.



Daí, para concluir que um metro quadrado seria um quadrado cujas medidas dos lados correspondem a um metro foi fácil.

Chegou então a hora de arregaçar as mangas, e em grupos, construir um metro quadrado. Para essa empreitada, nossos alunos usaram folhas de jornais, réguas, tesouras, fitas adesivas e muito trabalho em grupo, exercitando também o ouvir e as trocas de estratégias, um verdadeiro trabalho coletivo.

Era mede pra cá, mede pra lá. Corta daqui, corta de lá. Junta com fita adesiva, mede mais uma vez, corta e discussão de estratégias afora. Ufa, deu trabalho, mas ao final todos concluíram a tarefa com êxito e satisfação.



Chegou então a hora de realizar algumas medições. Decidimos por medir um corredor do pátio. Mais uma vez, em roda, discutimos as estratégias e descobrimos que com a ajuda de todos, num verdadeiro trabalho de equipe, conseguiríamos atingir o nosso objetivo.

E foi assim, com a ajuda de todos que chegamos ao fim das medições, mas restava ainda calcular a área que esse corredor ocupava em nosso pátio.



Um aluno se ofereceu para ser o escriba do grupo e após as rotineiras discussões de estratégias chegamos ao cálculo com algoritmo e tudo, feito no chão mesmo, sob o olhar de todos. Foi com alegria e satisfação que o grupo concluiu essa tarefa.

Matemática aprende-se vivenciando situações e na troca de estratégias e hipóteses. Aqui no Alvino fazemos assim. E sabe de uma coisa, dá certo!!!

Professora Margarita Mahul






Nenhum comentário:

Postar um comentário